Tapetes persas!

Olá amores!!

O tapete pode delimitar ou ampliar um espaço. Normalmente vê-se esse elemento em salas de estar, para esse ambiente, o ideal é que o tapete “abraçe” os sofás e poltronas.

Quero compartilhar com vocês uma experiência que tive, participei de duas palestras organizadas pelo curso de Design de Interiores da Universidade Feevale e a loja Império Persa Home Design.

A loja trabalha em grande parte com tapetes persas (confeccionados na região da Pérsia, principalmente Irã), feitos à mão e na máquina.

  • Tapetes feitos à mão: Primeiramente, o tapete feito a mão é confeccionado do lado inverso do que pisamos, são nós, onde as pontas que sobram são o acabamento que vemos no tapete. Assim, quando você pisa naquele tapete bem fofinho e felpudo, são as pontas dos nós. A qualidade do tapete feio à mão é melhor em relação aos feitos em máquina, portanto, o investimento também é maior.

A manutenção dos tapetes artesanais é tranquila, não deve-se expor ao sol, o ideal é limpar com um pano úmido, lavar a cada 5 anos em um local especializado e caso caia algum líquido no tapete, arrastar com uma colher até remover tudo.

  • Tapetes feitos na máquina: O tipo de nó é diferente, além disso, o tempo de confecção é muito menor, cerca de minutos (um tapete de tamanho médio). As fibras desses tapetes são sintéticas e eles são muito uniformes.

Existem também aqueles tapetes feitos para serem colocados na parede, esses são 100% seda ou com fios de ouro, pois são mais leves.

Esse tapete abaixo é feito à mão, com fios de ouro! A loja só possuí mostruário para palestras e eventos, peças com ouro não são vendidas no estabelecimento.

  

Patchwork: trabalho que consiste na reunião de peças de tecido de várias cores, padrões e formas, costuradas entre si, formando desenhos geométricos. (Definição dicionário Google)

Alguns lançamentos de tapetes persas são os de patchwork, que além da montagem ser elaborada com diversas peças, é feito uma espécie de desgaste para finalizar e dar acabamento. É sim um estilo bem ousado e que talvez não agrade a todos.

O valor do m² gira em torno de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00.

  

Gostaram de saber um pouco mais sobre esse tipo de tapete? Eu gostei muito de participar das oficinas, acredito que todo conhecimento adquirido é válido!

Mil beijos, Amanda Kolling.

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s